sábado, 9 de abril de 2011

Hóquei em campo

O hóquei em campo (no Brasil também conhecido por hóquei sobre a grama) é um desporto praticado por duas equipas de 11 jogadores cada. Um jogo divide-se em duas parte de 35 minutos, com 10 minutos de intervalo e disputa-se numa quadra com uma baliza em cada topo. O objectivo do jogo é tentar marcar o maior número de golos possíveis, conduzindo a bola por intermédio de um stick.
O jogo foi "criado" pelos ingleses em finais do século XIX (embora a tradição remonte a sua origem à Pérsia de há alguns milênios). Por isso o esporte logo se popularizou nas colônias britânicas, em meados do século XX, mesmo sendo proibido por interferir no treinamento dos arqueiros, responsáveis pela defesa nacional. De fato, Índia e Paquistão foram, até os anos 70 do século passado, as grandes potências do hóquei (no campo, para os portugueses; na grama, para os brasileiros). Mas hoje o esporte é popular nos cinco continentes e se considerarmos que ele é também esporte feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Países Baixos, Austrália, Argentina, China e Alemanha.
O Ramaldense é actualmente, ao nível de todo o desporto federado em Portugal a equipa com mais títulos nacionais. Várias outras equipas portuguesas têm também obtido bons resultados nas competições europeias, destacando-se a vitória da A.D. Lousada na Taça dos Vencedores das Taças Europeias (div C), e Campeonato Europeu de Clubes(div.C em 2010). Na corrente época o vencedor do campeonato nacional seniores masculinos (indoor e campo) foi a A. D. Lousada. Esta equipa tornou-se nos últimos anos o melhor clube português, culminando com vitórias nos campeonatos nacionais de hóquei em campo e hóquei de sala (indoor) em seniores masculinos e femininos (2007/2008), tendo já arrecadado o título de indoor de 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2010, e "outdoor" de 2008 e 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário